Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2000 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Textual: metragem linear 0,14 (corresponde a 78 itens)
Iconografia: 01 cartaz, 02 logo marcas (adesivos)
Cartografia: 01 mapa
02 períodicos
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Numa ponta que avançava sobre o mar, entre as então existentes praias de Piaçaba e Santa Luzia, posteriormente conhecida como Ponta do Calabouço, os portugueses construíram em 1603 a Fortaleza de Santiago, origem do conjunto arquitetônico que abriga o Museu Histórico Nacional - MHN. Na década de 1920 a Ponta do Calabouço foi aterrada e urbanizada para acolher Exposição Internacional do Centenário da Independência. As edificações existentes foram ampliadas, reformadas e abertas ao público em 1922, abrigando o Palácio das Grandes Indústrias. Em duas galerias desse Pavilhão foi instalado o Museu Histórico Nacional, criado naquele ano pelo Presidente Epitácio Pessoa, dotando o Brasil de um museu dedicado à história nacional. Durante o século XX, o Museu ocupou todo o espaço arquitetônico, formando um dos maiores acervos do país, que hoje representa 67% das coleções nacionais em museus do Ministério da Cultura. O Museu reúne objetos históricos e artísticos, documentos, livros, raros e a mais significativa coleção de numismática da América Latina. Entre 2003 e 2010, foram feitas obras de restauração e modernização do Museu, ampliando espaços, aprimorando serviços oferecidos aos visitantes, democratizando o acesso dos mais diversos segmentos sociais e viabilizando a circulação e o percurso adequados ao novo discurso museográfico. O MHN foi sede da primeira escola de museologia do país, firmou-se como instituição de pesquisa e formação do conhecimento. Promove cursos, seminários, debates, edita Anais e outras publicações. O MHN possui Arquivo Institucional, Arquivo Histórico, Biblioteca e Reserva Técnica aberta ao público para pesquisa. O Setor Educativo do MHN promove atividades específicas para professores e alunos, além de projetos de inclusão social. Disponibiliza também exposições itinerantes para instituições.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A Direção do museu considerou que os documentos produzidos pelo próprio MHN e pelas outras instituições participantes desse evento deveriam ficar reunidas, numa coleção temática, e enviado ao Arquivo Histórico do museu, mesmo tendo documento produzido pelo próprio MHN e sabendo que esses documentos deveriam ter sido entregues ao Arquivo Institucional do MHN. Assim, por determinação da Direção do MHN, todos os documentos produzidos pelo MHN e o que foi coletado das outras instituições participantes desse evento, foi patrimoniado.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentos de diversas naturezas, principalmente convites e programações de eventos referentes às comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, que foram promovidas por várias instituições, dentre elas, Museu Histórico Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Museu da República, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Planetário.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
6 séries: Programas e Pastas, Convite, Folheto, Diversos, Poster e Jornal.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Com restrição. Necessidade de prévio aviso
Condiçoes de reprodução
Resolução Normativa IBRAM nº 15/2022.
Idioma do material
- espanhol
- inglês
- português
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Estado de Conservação: Bom
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Organizada em 2000.
Idioma(s)
Fontes
Nota do arquivista
Organizada por Cacilda Fontes Cruz e Ana Maria Lemos Ambrózio.