Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1917-1953 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
iconografia: 100 desenhos, 56 aquarelas, 88 negativo flexível, 01 fotografia
Metragem linear 0,025 (aproximadamente) corresponde a 3 itens
01 publicação
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Alfredo Norfini (Florença, Itália 1867 - Rio de Janeiro RJ 1944). Desenhista, aquarelista, pintor e professor. Filho do pintor Luigi Norfini, cursa a Real Academia de Belas Artes de Lucca, Itália. Participa da Grande Exposição de Artistas Internacionais em Nice, França, em 1892. No ano seguinte, viaja para Buenos Aires, lá permanecendo até 1898, quando vem para o Brasil e fixa residência em Campinas, interior de São Paulo. Nesta cidade funda um curso de pintura com Angelo Bretoni e Agnelo Correia, e organiza a 1ª Exposição de Artes e Artes Aplicadas às Indústrias, em 1900. Mora um breve período, entre 1908 e 1911, no Rio de Janeiro, onde trabalha na revista Renasçenca. Neste mesmo ano, transfere-se para São Paulo, a convite de Ramos de Azevedo e é nomeado professor do Liceu de Artes e Ofícios, também colabora em jornais e revistas, inclusive a Antártica Ilustrada, da qual é fundador.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Essa documentação, predominantemente relativa a Minas Gerais, foi adquirida pelo Museu Histórico na década de 1930, ao tempo em que a Inspetoria dos Monumentos Nacionais era um anexo desta repartição. Coleção tombada pelo IPHAN com 158 documentos (processo de tombamento nº1392-T-1997).
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Alfredo Norfini - Processo 14/34 e 03/51
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Compreende arquitetura religiosa e civil, mobiliário e prataria. Figurou na Exposição do Centenário da Fundação e Restauração de Portugal (Lisboa, 1940) e inclui também monumentos já desaparecidos, como o solar Megaípe em Pernambuco e a Sé da Bahia. Um caderno pessoal contendo informações sobre uma viagem do pintor à Minas Gerais e sua percepção da arte local, bem como vários exemplares de seus trabalhos.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Duas séries: “Documentos Textuais” e “Iconografia”
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Restrito. Necessidade de prévio aviso.
Condiçoes de reprodução
Mediante autorização da direção, segundo Resolução Normativa do IBRAM n. 15/2022.
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Estado de Conservação: Regular
Nota
As peças NF01, 02, 07, 10, 13, 20, 25, 27, 30, 37, 43, 50, 52, 54, 55, 72, 87, 89, 99, 100, 106, 107, 121, 122, 128, 129, 150 e 153 foram emprestadas ao Instituto Pedra, para serem utilizadas na exposição "A Construção do Patrimônio" no período de 25/10 a 22/12/17, a ser realizada na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.
Nota
Coleção foi digitalizada, maio/2018, pelo Museu de Arte do Rio em contra-partida ao empréstimo de alguns itens do acervo do MHN, para serem utilizados na exposição "O Rio do Samba - Resistência e Reinvenção". Disponível no site da DocPro http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MHN .
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Abril de 1983.
Revisada em 2011.
Idioma(s)
Fontes
Nota do arquivista
Organizada por Rosângela de Almeida Costa Bandeira e revisada por Rachel Jaccoud R. Amaro.