Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1917-1928 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Iconografia: 56 aquarelas, 06 desenhos a grafite, 92 desenhos com bico de pena, 02 desenhos com bico de pena e grafite, 01 fotografia, 88 negativos flexíveis
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Alfredo Norfini (Florença, Itália 1867 - Rio de Janeiro RJ 1944). Desenhista, aquarelista, pintor e professor. Filho do pintor Luigi Norfini, cursa a Real Academia de Belas Artes de Lucca, Itália. Participa da Grande Exposição de Artistas Internacionais em Nice, França, em 1892. No ano seguinte, viaja para Buenos Aires, lá permanecendo até 1898, quando vem para o Brasil e fixa residência em Campinas, interior de São Paulo. Nesta cidade funda um curso de pintura com Angelo Bretoni e Agnelo Correia, e organiza a 1ª Exposição de Artes e Artes Aplicadas às Indústrias, em 1900. Mora um breve período, entre 1908 e 1911, no Rio de Janeiro, onde trabalha na revista Renasçenca. Neste mesmo ano, transfere-se para São Paulo, a convite de Ramos de Azevedo e é nomeado professor do Liceu de Artes e Ofícios, também colabora em jornais e revistas, inclusive a Antártica Ilustrada, da qual é fundador.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Compreende arquitetura religiosa e civil, mobiliário e prataria, com predominância relativa a Minas Gerais.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Para identificação dos desenhos utilizou-se o trabalho de Gustavo Barroso publicado nos “Anais do Museu Histórico Nacional”, vol. 07 de 1953 sob o título “Documentário iconográfico de cidades e monumentos do Brasil; aquarelas e desenhos de A. Norfini”. Neste artigo estão reproduzidos 131 aquarelas e desenhos da coleção.
Nota
As aquarelas de 1 a 56 possuem negativos coloridos, 6x6 cm tirados por Hugo Leal em janeiro/1983. Outros 88 desenhos também possuem negativos.