Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1906 - 1930 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Iconografia: 65 fotografias e 50 cartões-postais
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Augusto César Malta de Campos, nasceu em 14 de maio de 1864 em Paulo Afonso, Alagoas. Veio para o Rio de Janeiro com 24 anos onde participou de movimentos pela Proclamação da República. Foi apresentado ao prefeito Pereira Passos, que o convidou para ser fotografo oficial da Prefeitura Municipal, cargo especialmente criado para ele. Sua função consistia em documentar todas as atividades da prefeitura, inaugurações, posses, obras públicas, e mesmo cenas dos dia-a-dia. Essa atividade o fascinou durante toda a sua vida, tendo acumulado mais de 80.000 chapas fotográficas em mais ou menos 50 anos de profissão. Nenhum recanto do Rio antigo escapou de suas lentes: os quarteirões condenados, escolas, hospitais, prédios históricos, figuras importantes, etc, tudo ficou registrado em seus negativos.Foi Malta quem deu início à reportagem ilustrada sendo, talvez o primeiro fotografo brasileiro a intuir importância da fotografia como documento e veículo de comunicação com linguagem própria. Como amigo de grandes personalidades da época, Malta acumulou enorme prestigio e influência juntos aos governadores e chagava a mesmo a utilizar a fotografia para sugerir modificações no traçado da cidade. Desse modo, o seu acervo é hoje um painel fiel da evolução histórica, social, cultural, artística e turística da então capital da República. Faleceu dia 30 de junho de 1957, aos 93 anos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Não foram localizados os registros de entrada de todos os documentos do MHN e essa Coleção é um desses casos. Fomos informados, por uma ex-funcionária, de que em 1982 foi decidido que seriam formadas coleções com esses documentos para que eles não ficassem desmembrados, tendo como base um titular, o gênero documental ou um assunto. Coleção tombada pelo IPHAN com 61 documentos ( Processo de tombamento nº1392-T-1997).
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Iconografia do Rio de Janeiro, principalmente do Centro da Cidade, do início do século 20 e imagens da Exposição do Centenário da Independência do Brasil, comemorado em 1922.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
4 séries: a primeira “Vistas do Rio de Janeiro”; a segunda, “Exposição do Centenário da Independência do Brasil, Rio de Janeiro, 1922” , a terceira Retratos e Cartões-Postais.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Com restrição. Necessidade de prévio aviso.
Condiçoes de reprodução
Resolução Normativa IBRAM no. 15/2022.
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário.
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Estado de Conservação: Bom
Nota
MTcp16 e MT18 emprestados para a exposição Rios do Rio, realizada no MHN, no período de 24/04/19 a 16/06/2019.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Organizada em 1983. Revisada em 2002. Inclusão da série cartões postais em 2010.
Idioma(s)
Fontes
Nota do arquivista
Organizado por Dilma Ferreira do Nascimento. Revisão e indexação por Rosangela de Almeida Costa Bandeira. Inclusão da série Cartões Postais por Daniel Braga e Rachel Jaccoud R. Amaro