Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1897 - 1897 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Textual: metragem linear 0,01 (correspondente a 2 itens)
Iconografia: 51 fotografias, 02 gravuras.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Flavio de Barros era retratista-pintor, fazia retratos com crayon, aquarela e porcelana e como outros companheiros de profissão passou a utilizar, também, a fotografia como se afirmava a fotografia na época, era “o relógio de ver” (“A Camara Clara, Roland Barthes”). Retratou a Guerra dos Canudos que aconteceu entre 1896 a 1897, na cidade de Canudos, um pequeno vilarejo ao Nordeste, no sertão da Bahia. Esse movimento era a guerra entre o exército da Republica do Brasil e mulheres de sertanejos, camponeses, índios, e ex-escravos em busca de salvação da miséria da fome e da falta de trabalho, liderada por Antonio Conselheiro. Estima-se que 5.000 pessoas morreram e houve a destruição de Canudos. Flavio de Barros, chegando na Guerra dos Canudos em 26 de setembro de 1897, fotografou os batalhões e seus comandantes, fazendo várias tomadas do Arraial, Igrejas novas e velhas, e as prisioneiras e de Antonio Conselheiro, um dos maiores líderes sociais brasileiro. Não sabe se ele foi para lá a pedido do governo ou como voluntário.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Do total de 51 fotografias dessa coleção, 49 são reproduções dos originais que estão no Museu da República/RJ. Destas 49 reproduções, 14 são imagens duplicatas, de modo que são 35 as imagens da câmera de Flávio de Barros disponíveis nesta coleção. Os originais fazem parte de um álbum com 68 fotografias. Não foram localizados os registros de entrada dessas fotos e do restante de itens da coleção no MHN, então, optou-se por formar a coleção tendo como base o assunto.
Em 1997, ano de centenário da Guerra de Canudos, foi publicado o livro "Canudos Imagens da Guerra" pelo Museu da República/RJ e Lacerda Editores, com textos de Cícero Antônio F. de Almeida e Maria Isabel R. Lenzi e as fotos de Flávio de Barros , que compõe esta coleção.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Documentação e iconografia sobre a guerra de Canudos, com imagens dos soldados em acampamentos, nas trincheiras, oficiais posando para foto, ruínas de igrejas bombardeadas. E dois itens documentais, um com uma ordem do dia com mençoes honrosas postumas e uma relação de nomes com detalhes da preparação e combates ocorridos em Canudos.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Série Iconografias e Itens textuais
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Com restrição. Necessidade de prévio aviso
Condiçoes de reprodução
Resolução Normativa IBRAM no. 15/2022.
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
49 das 51 fotografias tem seus originais no Museu da República/RJ
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Estado de Conservação: Bom
Nota
Antônio Flávio de Barros foi citado como produtor dessa coleção, mas ele é produtor de 49 fotos. Que é a maior parte dessa coleção. Não identificamos os produtores do restante dos itens.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Organizada em 2009/2010.
Idioma(s)
Fontes
Nota do arquivista
Organizado por Ana Carolina de Azevedo Guedes, Daniel de Abreu Brazil, Dhiego de Moura Mapa, Gian Luigi Toscano Machado, Leandro Fernandes Corrêa, João Henrique do Nascimento, Lourence Cristine Alves, Priscila Lopes d’Ávila Borges, Thayane Vicente Vam de Berg e Vitor Manuel Neto Cabral, sob orientação de Rosângela de Almeida Costa Bandeira.