Muitas pessoas em primeiro plano. Barracas ao fundo.
Em primeiro plano, um poste de madeira deitado no chão. Ao fundo, barracas, pessoas e cachorros
Luiz LeducFileira de barradas de lona ao fundo. Vegetação em primeiro plano.
Pessoas posando para fotografia em frente a rancho de sapê.
Várias barracas em sapê. Vê-se pessoas entre as barracas.
Nove homens trabalhadores, em frente a taperas de sapê, com sacos de erva-mate.
Alberto BrandVistas das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Olinda, Curumbá, Cuiabá e Salvador; aspectos da extração do babaçu, da borracha, da plantação da erva-mate, cana de açúcar e outras culturas.
Subsérie com 13 álbuns com temáticas de obras na Cidade do Rio de Janeiro, Construção das linhas Telegráficas no Estado de Mato Grosso, Exposição Nacional de 1908, no Rio de Janeiro, Missão em Mato Grosso, dentre outros.
Três homens sentados ao chão. O que está com a mão na cabeça é o Rondon. Vê-se também dois cachorros descansando juntos a eles.
Alberto BrandUm automóvel na frente do pavilhão.
Vários homens trabalhando para instalação de poste. Casas de sapê ao fundo.
Vários homens em torno de um poste para instalação dele.
Alberto BrandMuita gente em frente a prédio enfeitado com vegetais e bandeirinhas assistindo à colocação do poste. Aparece a bandeira do Brasil tremulando.
Carregamento puxado por diversos bois. Ao fundo, taperas de sapê.
A rua toda enfeitada.
Alberto BrandForno dentro de uma construção e pedra com telhado em sapê. Pilha de lenha e pessoas do lado de fora. Ao fundo, carroça e barraca de sapê.
Alberto BrandUma barraca, uma mesa e Marechal Rondon de pé na frente da barraca.
Alberto BrandGado de tração pastando e comendo sal em frente a fileira de barracas, algumas de lona, outras de sapê.
Na foto consta inscrição "E.F. Liliputiana"
Refeição e descanso. Aparecem cinco homens, Rondon é o primeiro de pé, da direita para a esquerda. Está tomando chimarrão.
Um homem às margens de um rio encachoeirado.
Dois indígenas, idosos, com uniforme militar
Em primeiro plano, cerca, bovinos e carros de boi. Ao fundo prédio (estação provisória) de alvenaria com pessoas na varanda.
Grupo de indígenas trabalhadores com instrumento de trabalhos.
Rondon conversando com o cacique. Vê-se barracas de lona e tapera de pau a pique.
Construção da Linha Telegráfica no estado do Mato Grosso, chefiada por Cândido Mariano da Silva Rondon, retratando aspectos regionais além da abertura de picadas, acampamento da comissão pela região indígena, fazendas, inaugurações das estações como Corumbá, Cuiabá, Aquidauana e outras.
Os fotógrafos desta comissão foram Alberto Brand e Luiz Leduc, não sendo possível saber o autor de todas as fotos. Mais detalhes, consultar O Acervo Imagético da Comissão Rondon de Denise Portugal Lasmar, editado pelo Museu do Índio.
Na foto 88 consta “Tenorio”, possivelmente o fotógrafo.
Homens trabalhando com toras de madeira para construção de ponte sobre riacho.
Floresta em primeiro plano, montanha ao fundo.
Homens cozinhando à lenha em cozinha improvisada. Aparecem duas crianças.
Uma criança indígena com vestimenta típica, segurando arco e flecha.
Quatro homens montados em cavalos à beira de riacho.
Pequena construção de madeira e sapê. Vê-se um homem trabalhando em meio a árvores, além de duas pessoas na porta do depósito.
Vê-se a vegetação nativa prestes a ser derrubada. Vê-se alguns trabalhadores.
O rio São Lourenço em primeiro plano. Ao fundo, barco ancorado na margem para o desembarque. Vê-se construções em sapê.
Em primeiro plano, grupo de trabalhadores esperando a refeição. Ao fundo a floresta.
Vê-se duas crianças junto aos trabalhadores.
Lancha embicada na margem do rio e homens descarregando postes.
Vê-se um automóvel com duas pessoas no seu interior; consta um letreiro nesse prédio "Salve Brazil"
Dois homens com traje de gaúcho.
Construção em sapê, moenda de cana com força motriz animal. Aparecem dois bois e quatro pessoas.
Porta Monumental à noite. Luz elétrica.
Porta Monumental, morro da Urca e pavilhão de Minas Gerais ao fundo.
Porta Monumental à noite. Luz elétrica.
Observa-se muitas pessoas na entrada do Pavilhão.
Prédio que havia sido a escola militar em obras para abrigar o Palácio das Indústrias da exposição.