Documentos públicos e privados relacionados ao governo Wenceslau Brás na presidência do Brasil.
Wenceslau Brás Pereira GomesRetratos de Washington Luis e cartas que escreveu a políticos e amigos.
Washington Luís Pereira de SousaCapela de Santa Luzia - Vitória (ES).
Caeté - Minas Gerais
Luz elétrica.
O píer com o público esperando a embarcação e pessoas se dirigindo à exposição. Vê-se a Porta Monumental, o morro da Urca, ponte sobre braço de mar e pavilhões ao fundo.
Panorama da exposição. Vê-se o pavilhão dos Estados, pavilhão da Bahia, pavilhão de Minas Gerais, pavilhão de São Paulo, pavilhão do Distrito Federal, teatro (Theatro João Caetano), pavilhão da Sociedade Nacional de Agricultura, pavilhão dos Correios e Telégrafos, morro da Urca, Pão-de-Açúcar, Palácio das Indústrias, barracas de acampamento.
Vê-se bondes; no lado direito/parte central da foto, consta uma propaganda das Barcas.
Vê-se também o Pavilhão dos Estados, o Pavilhão da Bahia, o Pavilhão do Distrito Federal, o pavilhão de Minas Gerais, o Palácio das Indústrias e o Correio e Telégrafos.
Foto aérea, Vista em voo de pássaro. Vê-se o pavilhão do Jardim Botânico, o pavilhão do Distrito Federal, pavilhão dos Correios e Telégrafo, pavilhão da Sociedade Nacional de Agricultura, pavilhão de Belas Artes, Teatro João Caetano, Bombeiros, pavilhão da Fábrica de Tecidos Bangu, pavilhão de São Paulo, pavilhão de Minas Gerais.
Vê-se o Morro da Urca, o Pão-de-Açúcar e toda a exposição e voo de pássaro. Vê-se a praia Vermelha. Foto, provavelmente, tomada do Morro da Babilônia.
Vê-se o pavilhão dos Estados, o pavilhão de Minas Gerais, o pavilhão da Bahia, o pavilhão do Distrito Federal. Ao fundo o Palácio das Indústrias e Pavilhão da Sociedade Nacional de Agricultura.
Vê-se o Pavilhão de São Paulo, o Pavilhão do Distrito Federal, o teatro (Theatro João Caetano), Pavilhão dos Correios e Telégrafos, e o Pavilhão da Sociedade Nacional da Agricultura. Ao fundo o Palácio da Indústrias e o Pavilhão de Portugal.
Vê-se os morros da Urca e Babilônia, a Porta Monumental da Exposição, o pavilhão dos Estados, o pavilhão do Distrito Federal, o pavilhão de Minas Gerais, o pavilhão de São Paulo. Vê-se também o público chegando à exposição e a ponte de acesso.
Vista de uma parte das baterias, fortificações e armazéns de Humaitá, tomada de bordo do encouraçado Lima Barros, no dia 5 de setembro de 1867.
Legenda:: 1. Igreja; 2. Túnel, corrente e chata que a sustem...; 3. Casamata de Londres.
Vista das baterias, fortificações e armazéns de Humaitá, tomada de bordo do encouraçado Lima Barros, no dia 5 de setembro de 1867: vista das barrancas e fortificações de Curupaity, tomada de bordo do vapor Princesa.
Angelo AgostiniLuz elétrica.
Luz elétrica.
Luz elétrica.
Pavilhão de Minas Gerais, pavilhão de São Paulo, ao fundo o Palácio das Indústrias e o Pavilhão da Sociedade Nacional de Agricultura e o Pavilhão da Fábrica de Tecidos Bangu.
Observa-se um homem em cima de uma pequena escada com uma máquina fotográfica.
Vê-se o pavilhão da Bahia, o pavilhão de Minas Gerais, pavilhão dos Estados. Ao fundo, a Porta Monumental.
Afonso Pena e Miguel Calmon (os dois ao centro com cartola)
Consta anotação do Augusto Malta "Inaug. da pecuária"
Afonso Pena entre vários homens.
Cartas, produção intelectual do titular e documentos oficiais das forças armadas, como portarias e ofícios.
Vespasiano Gonçalves de Albuquerque e SilvaDocumentos pessoais (correspondências, certificado, dentre outros), Material Religioso, Cartões de Natal, Fotografias da Titular.
Vera Lucia LimaAquarelas, Gravuras e estampas do artista José Wasth Rodrigues retratando uniformes militares da Cavalaria dos Vice Reis, Esquadrão da guarda dos Vice Reis, Soldados de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro; Capitania de São Paulo, Infantaria de Portugal.
José Wasth RodriguesDocumentos relacionados aos eventos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Theatro MunicipalTeatro João Caetano.
Vê-se público saindo e entrando no teatro. Ao fundo, o morro da Urca.
Obs: O teatro da exposição foi denominado de João Caetano, mas o atual teatro João Caetano, da Praça Tiradentes no Rio de Janeiro, só foi assim denominado em 1923.
Documentação textual oriunda de vários titulares, bem como documentos públicos. Atas, decretos, nomeações, ofícios, provisões, relatórios, requerimentos, cartas, telegramas, convites, ordens de pagamento, cartas patente, consultas, listas e relações, atestados, ordens do dia, artigos, biografias, obras literárias, poemas, atestados, certidões, diplomas, etc.
Diversos