Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1905-1977 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Iconografia: 28 aquarelas, 01 cartão postal
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nair de Teffé, dita Rian, (Rio de Janeiro, 1886-1981) foi caricaturista. Filha do Barão de Teffé, casou-se com o Marechal-Presidente Hermes da Fonseca, passou a infância e o início da juventude na França, retornando em seguida ao Brasil, para fixar-se em Petrópolis. Publicou seu primeiro trabalho de caricaturas (um Portrait-charge da atriz Réjane) na edição de 31 de julho de 1909 do “Fon-Fon”; onde criou, a partir de agosto de 1910, “A Galeria das Elegâncias”, fixando personalidades femininas da época, ao mesmo tempo em que desenhava na edição dominical da “Gazeta de Notícias”, a “Galeria dos Smarts” com portrait-chages de personalidades masculinas. Seus trabalhos foram estampados em publicações estrangeiras como “Le Rire”, “Fantasio”, “Féminina e Excelsior”, de Paris. Ilustrou com caricaturistas o livro “The Beautiful Rio de Janeiro”, editado em Londres (1914), bem como a série de crônicas de Oto Prazeres reunidas em “Petrópolis”, a “Encantadora” (1922), tendo a “Revista da Semana” reproduzido algumas destas últimas ilustrações.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Documentos doados pela titular no ano de 1964 e 1 documento doado pela Associação de Amigos do MHN no ano de 2008. Coleção tombada pelo IPHAN com 27documentos ( Processo de tombamento nº1392-T-1997).
Em pesquisa realizada dia 08/09/16 verificou-se que em 1964 foram doadas 16 caricaturas e uma foi doada pela AAMHN. Não localizamos a forma de entrada do restante da coleção.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação:
Nair de Teffé - 1964 recibo
Associação de Amigos do MHN - Processo 35/2008
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A coleção é composta por aquarelas (caricaturas) da artista e 1 cartão postal.
01 caricatura da titular da coleção (NT27) é de autoria de Ubirajara Mota Lima Ribeiro.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Ordem numérica sequencial
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Com restrição. Necessidade de prévio aviso.
Condiçoes de reprodução
Resolução Normativa IBRAM nº 15/2022.
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Estado de Conservação: Regular
Nota
Dentre os originais, vinte e três (23) participaram do “7º Salão Internacional de Humor de Piracicaba”, promovido pela Coordenadoria de Ação Cultural – Prefeitura do Município de Piracicaba, SP realizada de 16/08 a 07/09 de 1980 (processo n° 400/80).
O SESC (Serviço Social do Comércio) e o MHN, em projeto conjunto, promoveram a exposição itinerante: “A República no Traço de Rian”, com as cópias fotográficas dos 27 originais, produzidas pelo fotógrafo Hugo Leal em dezembro de 1988, por ocasião das comemorações do Centenário da República (1989).
As caricaturas de Rian também integraram o I Festival de Humor Gráfico no ano de 2002. A exposição intitulada “Nair de Teffé: nossa primeira caricaturista” ficou aberta ao público de 23/05/2002 a 28/07/2002 no MHN.
Nota
As aquarelas foram higienizadas em novembro/dezembro de 1988.
Nota
As caricaturas NT11, 12 e 15 foram emprestadas ao Instituto Tomie Ohtake, para a exposição Artistas do Moderno, a invenção da Mulher”, no período 13/06 a 20/08/17.
Nota
Coleção foi digitalizada, maio/2018, pelo Museu de Arte do Rio em contra-partida ao empréstimo de alguns itens do acervo do MHN, para serem utilizados na exposição "O Rio do Samba - Resistência e Reinvenção". Disponível no site da DocPro http://docvirt.com/docreader.net/DocReader.aspx?bib=MHN .
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
Organizada em 1983. Revisada em 2002. Nova formatação do inventário em 2011.
Idioma(s)
Fontes
Nota do arquivista
Organizada por Helena Dodd Ferrez. Revisão e indexação por Rosangela de Almeida Costa Bandeira. Nova formatação por Rachel Jaccoud Ribeiro Amaro.